top of page

PARTICIPANTES

Bruno Barreiros, Licenciado em Filosofia (UNL, FCSH, 2005) e pós-graduado em educação (UNL, FCSH, 2007), doutorou-se, em 2014, com uma tese intitulada Concepções do Corpo no Portugal do Século XVIII: Sensibilidade, Higiene e Saúde Pública (editada pela Húmus em 2016).  No mesmo ano, coeditou o estudo O Labirinto da Harmonia: Estudos Sobre Leibniz.   Organizou em 2015 e 2016, em colaboração com Adelino Cardoso, as Exposições "As Mil e Uma Entradas do Labirinto: Gottfried Wilhelm Leibniz (Biblioteca Nacional) e "Alguma Mezinha lá dessa Terra do Cabo do Mundo" (Padrão dos Descobrimentos). As suas investigações mais recentes cruzam a filosofia, a história da medicina e da psiquiatria e, mais recentemente, o estudo das formas de inteleção superior e dos limites da razão, tal como surgem teorizados na tradição literária, médica e mística. A este propósito, as suas publicações atuais têm-se centrado nos conceitos de génio como manifestação da loucura (Fernando Pessoa), na ideia de sono lúcido como via de acesso à verdade e ao inconsciente (magnetismo animal, Abade de Faria) ou no conceito de alienatio mentis na tradição mística cristã (Paulo de Tarso, Boosco Deleitoso).  Integrou a equipa responsável pela tradução de Philippe Pinel para português.   É, atualmente, investigador do CHAM - Centro de Humanidades (UNL) e Professor de Psicologia e Filosofia no Colégio Marista de Carcavelos.

 

Cláudia Souza é doutora em literaturas de língua portuguesa e pesquisadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autora de inúmeras edições e ensaios sobre a obra de Fernando Pessoa publicados na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou mais de 20 edições do espólio de Fernando Pessoa. É autora de quatro ensaios sobre a obra pessoana: O Livro do Desassossego e o Romantismo Alemão (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa: Entre Filosofia & Literatura (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa em Diálogo (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa e o Romantismo Alemão (Subterrânea, 2021).

Daniel Franção StanchiPsicólogo Clínico, Psicanalista e Escritor. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Brasil. Coordenador do Espaço Ethos e Polifonia, onde oferece Laboratórios de Estudos sobre Psicologia, Psicanálise, Literatura e Filosofia. Em minhas investigações e leituras, tenho encontrado fecundo diálogo com a Literatura, Filosofia e Poesia como formas de acesso à complexidade da condição humana.

 

Fabrizio Boscaglia é professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, é doutor em Filosofia pela mesma Universidade, com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão. Os seus interesses de investigação são, para além de Pessoa, a presença do Islão no pensamento português contemporâneo, e a mística islâmica. Consultor no King’s College de Londres, foi curador de várias exposições sobre pensamento português na Biblioteca Nacional de Portugal, e é curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian, na exposição Sabedoria Divina: o caminho dos sufis (2022). Autor de dezenas de publicações científicas e literárias a nível internacional, é ainda coordenador para Portugal da Ibn ‘Arabī Society (MIAS-Latina).

 

Jorge Croce Rivera, licenciado em Filosofia (Universidade Católica Portuguesa-Lisboa, 1983), mestre em Filosofia (Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa, 1990), doutorado em Filosofia (Universidade dos Açores,1999), é docente da Universidade de Évora, onde leciona nas áreas da Filosofia, Arquitectura Paisagista, Artes Visuais e História da Ciência. Investigador integrado do CHAIA, Centro de História da Arte e Investigação Artística e colaborador do CIDEHUS e do IHC-CeHFCi. Organizador do espólio de José Marinho na Biblioteca Nacional de Portugal, é editor literário das "Obras de José Marinho" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda). Integra a equipa do projecto TRANSMAT - Transnational materialities (1850-1930): reconstituting collections and connecting histories (PTDC/FER-HFC/2793/2020), IHC- NOVA FCSH, Lisboa/Universidade de Évora. 

 

José Eduardo Reis é professor associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro onde leciona na área dos estudos literários. É investigador integrado do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto. Tem publicado regularmente na área de estudos literários comparados com particular incidência na temática do utopismo literário. Foi e é membro do corpo editorial das revistas académicas Letras Vivas, Nova Águia, Cultura entre Culturas e Atlante, colaborador regular da revista Colóquio Letras e membro do conselho consultivo internacional das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Desde 2004 participa como tradutor convidado nos seminários de tradução Poetas em Mateus, promovidos pela Fundação Casa Mateus.

Julia Alonso, Doctora en Filosofía con la tesis “Fernando Pessoa o la belleza de la Geometría del Abismo”. Es miembro de la SIFG, Sociedad Ibérica de Filosofía Griega, Miembro del Instituto de Filosofía de Oporto, Miembro de la Sociedad de Filosofía de Castilla la Mancha, Miembro de MIAS LATINA, Investigadora en la Cátedra de Hermenéutica Internacional  HERCRITIA, integrada en el Vicerrectorado de Investigación de la UNED (Madrid) y colaboradora de la Compañía de Teatro Clásico C+C de Almagro, Ciudad Real, España. Traductora en la Editorial Amargord. Directora en la misma editorial de la Colección de Poesía portuguesa: Laberinto de Saudade. Ha participado en diversos congresos tanto en España como en Portugal. Ha publicado numerosos artículos en revistas especializadas en España, Portugal Y EE.UU. Ha publicado varios libros sobre poesía y pensamiento poético portugués, tanto en solitario como en colaboración con otros autores y antólogos, en las Editoriales Amargord y Manuscritos.

 

Lucas Carvalho L. Teixeira, Doutorando em Filosofia pela UNICAMP, financiado pelo CNPq, com tese sobre o problema do mito em Martin Heidegger e na contemporaneidade; Mestre em Filosofia pela UNIFESP, financiado pela CAPES, com dissertação sobre o problema da linguagem em Martin Heidegger e Fernando Pessoa, sobretudo o heterônimo Alberto Caeiro; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, com monografia sobre o problema do mito e da autoridade em Walter Benjamin e Franz Kafka.

 

Maria do Céu Estibeira, Doutorada em Estudos da Literatura e da Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Comparada e membro da equipa “Estranhar Pessoa” (FCSH - Universidade Nova de Lisboa), do IELT e do IEMO (FCSH). Participou em diversos congressos em Portugal e no Estrangeiro (Oxford, Cambridge, Londres, Bangor, Pádua, Cardiff, Edimburgo, Paris, Barcelona, Ann Harbor, Iowa) e publicou artigos em múltiplas revistas literárias. Prepara a publicação do volume “A marginalia de Fernando Pessoa”. Professora do Ensino Básico Secundário e Superior (Instituto Politécnico de Santarém e Universidade Lusófona de Lisboa); formadora de professores na FCSH (Universidade Nova de Lisboa).

 

Nuno Ribeiro é pós-doutorando do IELT (NOVA – FCSH), onde realizada uma pesquisa financiada pela FCT, ao abrigo do FSE (SFRH/BPD/121514/2016). É autor de mais de 20 edições sobre a obra de Fernando Pessoa publicadas na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou os seguintes ensaios pessoanos: Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade (Verbo, 2011); Fernando Pessoa e a Filosofia: Um estudo a partir do espólio (Apenas Livros, 2016); A Filosofia como Poetar: Escritos sobre Wittgenstein e Fernando Pessoa (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa entre Leituras e Poéticas (Húmus, 2021).

 

Paulo Borges (Lisboa, 1959) é Professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação e do Mestrado em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Cofundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Cofundador e Presidente da MYMA, associação para a cultura contemplativa. Membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Autor e organizador de 65 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, ficção e teatro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara (Roménia), em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina, em 2019.

 

Pedro Vistas tem-se dedicado ao ensino e à investigação, com colaborações em vários centros. A sua investigação incide sobretudo nas áreas da metafilosofia, filosofia antiga, filosofia da espiritualidade, filosofia da educação, filosofia portuguesa, e ainda da filosofia da arte na vertente literária. Tem assim publicado em diversas revistas da especialidade, nacionais e internacionais, foi coordenador de obras dedicadas à investigação ética e outras e tem coordenado e organizado diversos projectos universitários.

Romana Valente Pinho é doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora de Filosofia da Educação e Epistemologia na Universidade Federal de Uberlândia (Brasil). Pesquisadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e da Cátedra Agostinho da Silva de Estudos Humanísticos (UFU), dedica-se ao estudo do pensamento português, brasileiro e francês contemporâneos. Para além dos livros Religião e Metafísica no pensar de Agostinho da SilvaO Essencial sobre Agostinho da Silva, publicou igualmente outros estudos em vários periódicos e obras nacionais e internacionais. 

bottom of page